19.12.07

Então é.. Natal?

Hoje parei para pensar realmente em algo que aprendi durante o ano. Na verdade, não pensei sobre o assunto: a ação simplesmente se engatilhou na minha mente, e a operação se fez.
O Natal é muito valorizado por meus pais, cristãos. E hoje, me toquei que eu também simplesmente amo essa epóca. Apesar de agora, realmente me considerar de outra religião, vi nessa data, coisas que se fosse só pagã, ou só cristã, certamente não veria.
Depois de 18 anos de cristianismo e alguma bagagem teorica e prática dessa religião, as músicas tradicionais ou com mensagens de Natal já passavam no automático por minha mente. Mas hoje, depois de tanto tempo, uma parte de uma música me tocou. Na musica o Homem de Nazareth, uma parte diz que " o mundo só será feliz se a gente cultivar o amor."
Tá, poderia sim estar em qualquer outra canção. Mas já repararam como nessa época,algumas pessoas parecem que se elevam mais? Como o espiritual, a fraternidade se faz sentir mais? Como as pessoas não se importam de estarem mais juntas, mais próximas, e ate fazem questão disso? Percebi isso hoje, num evento que participei. Uma carreata trás integrantes de corais para cantar músicas de natal e o famoso Papai Noel. Durante a animação, o apresentador do evento pediu que dessemos as mãos e fizessemos uma oração. Em que outra época do ano as pessoas não se importariam de fazer isso? E pelo contrário, até sorrirem para a pessoa que está ao lado e estenderem a mão?
Sei, sei... a frase clichê que isso deveria ser o ano todo. Concordo. Mas analisando a situação em que vivemos, a realidade nossa de cada dia, as coisas mudarem ao menos um pouco nesses dias do ano não seria um 'milagre'?
A data realmente foi deturpada, principalmente pelo nosso mundinho capitalista.
Mas acho que é sabendo disso que devemos valorizar as campanhas, as pessoas se movendo para serem solidárias. É uma tentativa, é FAZER ALGO! Quem de nós, mesmo pagãos, fazemos algo o ano todo? O tempo todo?
Cuidamos de nossas magias, nossos rituais e nossa Mãe Gaia.
Mas e pelo nossos próximos, estamos fazendo algo? Não venha com discurso, de que preservando a Natureza estamos fazendo algo pelo mundo todo, por que isso inclui você. Então, vc está fazendo algo que possa afetar diretamente você.
Quem de nós, pagãos, nunca pensou baixo de um crente que nos entregou um folheto qualquer dizendo que Jesus nos ama? Quantos já compraram brigas por idéias e concepções diferentes do mundo espiritual? Ou que ao menos, não achou o lado de lá da conversa, no mínimo, ignorante?
A egregora da data propicia um bom momento. E me desculpem os que me acharem útopica, mas acredito sim nas pessoas. Acredito que se as pessoas seguissem o que o Mestre Jesus ensinou,sem deturpações, se fizessem valer umas das máximas, ao menos - Amai uns aos outros como a ti mesmo - muito seria diferente.
Vamos filtrar. Vamos valorizar esse sentimento. Vamos agradecer por ele. E juntarmos nossas boas intenções a isso tudo. Vamos parar de fazer caras feias para os hinos natalinos. Vamos acreditar que existe sim, emoções sinceras e não apenas pseudo- bons samaritanos -de-natal.
Porque se a gente não acrededitar no amor incondicional, e não conseguir pratica-lo, como cuidaremos dos nossos filhos, como a Mãe Terra cuida de nós?
Vamos fazer nossa parte, nos abrindo para as emoções dessa época. Permitir-se sentir também, sem achar que está errado, que isso não é "nosso".
A esperança, o amor, o desejo de paz mundial não tem credo.


Feliz Natal então.
E que nossos desejos de natal, antes de serem atendidos, sejam primeiramente SINCEROS.

Assim seja.

1 comment:

Pythio said...

Q assim seja minha amada amiga.. neste natal, o melhor presente q podemos dar a nos mesmos, eh o sentimento mais nobre ao mundo.. somente assim entenderemos o profundo significado desta data.. q vai alem do capitalismo.. eh por isso q naum curto dar nem ganhar presentes.. no fundo.. acaba se resumindo a grana... saco neh ¬¬
Amoo vc amiga lindaaaa..
Bjusss